O brasileiro continua pagando por um dos serviços de celular mais caros do mundo. O alerta é da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que apontou que, enquanto o mundo assistiu a uma redução média de 22% nas tarifas nos últimos dois anos, no Brasil, a queda foi de apenas 7%. Para a entidade, o país ainda não completou sua liberalização do mercado, e monopólios ainda são um obstáculo.
A queda nos preços internacionais fez com que o número de aparelhos no planeta passasse de 4 bilhões, em 2008, para 5,3 bilhões, em 2010, apesar da pior crise econômica mundial em 70 anos. No caso do Brasil, o país passou a ostentar a cifra de pouco mais de um celular por habitante. Em 2002, a taxa era de apenas 20%.
Ainda que tenha ocorrido a expansão, os preços continuaram elevados. A queda no custo das chamadas é bem inferior à que africanos assistem, por exemplo: em dois anos, as ligações na África tiveram redução de preços de 25%.
Em 2009, um brasileiro gastava em média 5,66% de sua renda com o serviço de celular, contra 7,5% em 2008. A taxa é mais de cinco vezes superior à medida na Europa. Em uma lista de 161 nações, apenas 40 têm serviços mais caros do que o Brasil. Em Mianmar, por exemplo, o custo chega a 70% da renda média de um cidadão.
Todos os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e sul-americanos pagam menos pelo celular do que os brasileiros. Macau, Hong Kong, Dinamarca e Cingapura são os locais mais baratos para o uso do serviço: ali, ele é responsável por meros 0,1% da renda média. Nos países pobres, a média é de 17%.
http://migre.me/4z4YP
http://migre.me/4z4YP
Divulgar o noticiário midiatico, não com intuitdo de ser repetivo ou de simplesmente plágiar.Mas sobretudo, objetivo abrir mais um espaço para tecermos os nossos comentatários sobre os assuntos que bailam.E como acomotados não nos manifestamos.
Aqui é um Lugar onde, se recebem visitas para conversar.
parlatoriodorogeriorosa@hotmail.com
Envie uma matéria para divulgarmos.
rar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Parlatório é um lugar onde, se recebem visitas para conversar.