parlatorio.rar@hotmail.com
Plágio é crime! E falta de competência! Apoio: Cia dos Blogueiros

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vereadores do Triângulo Mineiro são presos



Patrícia Scofield -
Alice Maciel
Publicação: 19/07/2011 15:31 Atualização: 19/07/2011 16:58
Os nove vereadores de Fronteira, no Triângulo Mineiro, foram presos pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira, no Fórum da cidade vizinha, Frutal, por desvio de dinheiro público e uso irregular da verba indenizatória. No momento da operação, cerca de 700 pessoas organizaram uma manifestação na cidade de Fronteira, em frente à Câmara Municipal, posicionando-se a favor das prisões. Os parlamentares estavam prestes a depor sobre o caso no fórum da cidade vizinha, quando foram surpreendidos pelos policiais e encaminhados à delegacia da cidade.

Conforme revelado pelo Estado de Minas, de janeiro de 2009 a setembro de 2010, os vereadores gastaram R$ 441 mil dos cofres públicos, na cota da verba indenizatória, para custear o consumo de 169,6 mil litros de combustível para se locomover de carro.

De acordo com o MP, em fevereiro deste ano os parlamentares foram processados e afastados dos cargos por meio de liminar, pela prática dos crimes de formação de quadrilha, atos de improbidade administrativa causadores de enriquecimento ilícito, danos ao tesouro público e peculato, ou seja, apropriação de bem ou verba pública.

As prisões foram motivadas pelo fato de os vereadores, mesmo longe das funções na Câmara Municipal, terem contratado em março deste ano, por meio da Casa, uma empresa que fornecia laudos técnicos para subsidiar a defesa dos parlamentares na Justiça. A contratação dos serviços dessa empresa de auditoria, avaliados em R$ 5 mil, foi feita sem os procedimentos de licitação, o que fere as normas constitucionais da administração pública. A informação é da Promotoria de Justiça de Frutal. 

Segundo o MP, os vereadores foram condenados a ressarcir os cofres públicos em multa com valor de até duas vezes maior que o dano causado aio município e tiveram os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco a oito anos. 
http://migre.me/5j51L  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Parlatório é um lugar onde, se recebem visitas para conversar.