parlatorio.rar@hotmail.com
Plágio é crime! E falta de competência! Apoio: Cia dos Blogueiros

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Brasil sem miséria é atendido com 257 mil ligações do luz para todos


O programa Luz Para Todos entra numa nova fase com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e tem como meta realizar mais 813 mil ligações nos próximos quatro anos. Deste total, cerca de 31% ou 257 mil ligações atenderão ao programa Brasil Sem Miséria, beneficiando pessoas em situação de extrema pobreza. O Luz Para Todos já atendeu 13,5 milhões de pessoas, que passaram a contar com o conforto de equipamentos domésticos e também puderam incrementar a produção em seus sítios.
É o caso de Romis Fernandes de Souza, morador do município Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul. “Agora tenho bomba d´água, televisão, geladeira, ventilador”, afirma. A limitação de água era o maior entrave no desenvolvimento do seu trabalho. A horta não podia ser ampliada sem irrigação e boa parte do tempo de trabalho era gasto levando baldes de água aos animais.
Com a chegada da energia elétrica ele pode adquirir bomba d´água e, com isso, ampliar a plantação de hortaliças. Ele ainda conta que a criação de porcos melhorou muito. “Era difícil alimentar os porcos, dar água para eles”.

Mapa

O Luz Para Todos foi lançado em novembro de 2003 para acabar com a exclusão elétrica no País, com a meta inicial de atender mais de dez milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008. Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o programa partiu da constatação de que o mapa da exclusão elétrica na época revelava que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda.
Por isso, o objetivo é utilizar a energia como vetor de Desenvolvimento Social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.
http://migre.me/5rVxT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Parlatório é um lugar onde, se recebem visitas para conversar.